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sábado, 23 de julho de 2011

ATIVIDADE 3.5 – Planejando uma atividade com Mídias Digitais

PROJETO TRÂNSITO
A VIDA É O MELHOR CAMINHO

Objetivo:
Orientar as crianças para os cuidados no trânsito, de forma a desenvolver hábitos de respeito e contribuir para a formação de futuros motoristas conscientes, que dirijam de forma defensiva e segura. Justificativa: Muitas vezes o estresse do cotidiano é descarregado no trânsito. Ultrapassagens arriscadas em nome da pressa, desrespeito aos pedestres e regras de trânsito e impaciência, gerando uma forma de dirigir ofensiva e arriscada. A família, espelho das ações das crianças, muitas vezes acaba por reforçar na criança algumas destas atitudes, enquanto deveria corrigi-las. Atender celular ao volante, jogar lixo pela janela, arrancar em sinal vermelho, não utilizar cinto de segurança ou permitir a criança no banco da frente, são alguns exemplos de desrespeito à vida. Este projeto visa uma formação crítica e um olhar atento dos futuros motoristas, de forma que, desde cedo, aprendam a respeitar as regras de trânsito e a corrigir as atitudes inadequadas. Objetivos gerais: Desenvolver atitudes coerentes à paz no trânsito, através de debates, conversação e confecção de murais com as regras de trânsito; Despertar valores de tolerância e respeito, através de diálogo e percepção do outro, contribuindo para melhorar atitudes no trânsito; Orientar-se no trânsito através das sinaleiras, faixa de segurança e placas; Esclarecer dúvidas em relação ao trânsito e suas regras, através de palestra com o agente de trânsito; Expressar o entendimento sobre as regras de trânsito trabalhadas no projeto, durante a semana do trânsito, em campanha de conscientização dos motoristas (Blitz no trânsito e panfletagem); Reconhecer e nomear os diferentes meios de transportes e suas finalidades. Alguns objetivos específicos:

LINGUAGEM ORAL:
Através de um mural com regras de trânsito, identificar as atitudes corretas e incorretas no trânsito, Dialogar sobre a forma como a família respeita as regras de trânsito e discutir que orientações as crianças devem levar às famílias.

LINGUAGEM NUMÉRICA:
Identificar as formas geométricas presentes nos sinais de trânsito; Noções de espaço (grande,pequeno-perto.longe-aqui,ali), medidas de tempo (antes,depois-hoje,amanhã), quantidades (muitos,poucos) MÚSICA E MOVIMENTO: Aprimorar a motricidade através de circuitos, reproduzindo a estrada, quebra-molas, sinaleiras, placas de trânsito, etc.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
Levar jornais e notícias sobre o trânsito para as crianças e dialogar sobre acidentes e a possibilidade de serem evitados. Questionar se a turma conhece regras de trânsito e quais são elas. Fazer o gráfico da turma sobre (quantos usam cinto, quantos viajam no banco de trás), depois analisar com questionamentos que levem os pequenos a compreensão do número, quantidades.
Fazer um mural sobre o que aprendemos para que fique exposto, Se houver a possibilidade, levar um guarde de trânsito até a escola, para que converse e oriente os pequenos.
Neste dia, solicitar que levem a bicicleta, triciclo ou patinete, para simular a rua (montar uma “transitolândia”).
Neste dia as crianças ganharão uma carteira de motorista, com habilitação para estes três itens. No final, as crianças receberão um certificado de que estão aptas a serem monitoras de trânsito, poderão corrigir atitudes e orientar a família para que tomem cuidado


TRÂNSITO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A atividade abaixo descrita, foi sugerida no blog: http://mundoludicosrossine.blogspot.com

"A criança no trânsito", tem como objetivo principal proporcionar momentos de aprendizagem que possibilitam o envolvimento no trabalho preventivo sobre o trânsito, compreendendo sua utilidade, funcionamento e importância na coletividade.
A melhor maneira de aprender as regras de trânsito é na prática.
Brincando.
Durante este período em que o projeto é realizado, as crianças tem a oportunidade de participar de diversas atividades que contribui para o seu desenvolvimento cognitivo e social, tais como:
Construção de painéis;
Jogos matemáticos envolvendo seqüenciação, contagem, relação número/quantidade, escritas numéricas e resolução de situações problema;
Construção de um gráfico demonstrando o tipo de transporte utilizado pelas crianças para virem à escola;
Construção de texto cooperativo, com o título "Meu papel no trânsito";
Confecção de vários tipos de veículos utilizando material reciclável (rolinhos, caixas, tampinhas...);
Observação do trânsito nas proximidades da Escola;
Visita de um agente de trânsito para falar sobre as regras do trânsito;
Rodas de conversa e reflexões sobre o tema;
DVD: "Educação no Trânsito", produzido pela Ford Veículos;
Decoração dos corredores da Escola com sinais de transito e marcação da pista em duas vias.
Momento de Espiritualidade: a VIDA como presente de Deus;
Atividade de letramento envolvendo os nomes dos veículos;
Atividades de psicomotricidade envolvendo o apito do guarda de transito, que também se constitui um sinal, e as cores da sinaleira, entre outras;
Observação : As crianças também podem confeccionar a sua própria carteira de habilitação, nas categorias “motoca”, “bicicleta com/sem rodas auxiliares”, “patinete” e outros “veículos“ autorizados para crianças. O projeto pode terminar com a entrega solene das carteiras de habilitação,em uma linda comemoração.
Como bons motoristas, todos receberam a habilitação para dirigir Durante a realização das atividades as crianças evidenciam muitos conhecimentos sobre o trânsito e as regras pertinentes, demonstrando que estão no caminho certo para se tornarem cidadãos conscientes de suas responsabilidades. Os objetivos do projeto são totalmente alcançados, uma vez que as crianças envolvem-se com entusiasmo na realização das atividades, ajudando, inclusive, a modificar o comportamento dos pais no trânsito. Esta constatação mostra a importância do trabalho desenvolvido na Educação Infantil, que, de forma lúdica, proporciona às nossas crianças os saberes necessários para a vida.
Sinal triangular
- Olhem bem para mim:
Tenho um chapéu de três bicos
como o de um general.
Como eu não há igual!
O rei aqui sou eu
e este espaço aqui é só meu.
Eu, o sinal triangular,
é que sei avisar.
Sou o sinal de perigo.
Eu é que sou o verdadeiro amigo
do veículo e do peão.
Digo e aviso antes de acontecer.
_Cuidado! Perigo! Atenção!
Começa a pôr o pé nos travões.
São as crianças de Cabanões
que vão a sair da escola
e levam na mão a sacola.
Aqui o rei sou eu
e este espaço é só meu!

Sinal circular AZUL
- Olha. Olha! Olha!
Eu é que sou o rei da sinalização:
sou o sinal de obrigação.
Circular, azul, cor do céu, cor do mar
Eu é que sou amigo do veículo e do peão.
Eu obrigo e digo:
É por aqui que vais passar,
por onde a seta te indicar.
E se fores peão ou ciclista
tens de passar por esta pista.
Eu sou o sinal de obrigação.
E digo: _ O rei sou eu
e este espaço é só meu!
Sinal circular VERMELHO
_Olhai lá, seus toleirões,
o rei aqui sou eu, que proíbo
e digo não e não:
- Não podes estacionar!
_ Não podes ultrapassar!
_ Não podes virar!
E até digo que este sentido é proibido!
Eu é que sou amigo
do veículo e do peão.
Sou o rei da sinalização
pois sou o sinal de proibição.
Sinal QUADRANGULAR AZUL
Sou azul, cor do céu e cor do mar
e sou um sinal quadrangular
_Eu é que sou o rei da sinalização:
sou o sinal de informação. Sou o rei a informar onde se pode telefonar, ou comer ou dormir, onde está o hospital ou a gasolina, onde fica a oficina. O rei da sinalização sou eu e este espaço é só meu!
Sinal STOP
Basta de confusão
e vamos lá ter juízo
cada um no seu lugar
a cumprir a sua missão:
Seja perigo ou obrigação,
seja proibido ou informação.

Fonte Prof. Vaz Nunes - Ovar / Portugal.

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