Powered By Blogger

sábado, 18 de junho de 2011

Atividade 3.2

SEQUÊNCIA: “SIMETRIA”
Eixo: Matemática
Bloco: Espaço e Forma
Duração: 2 semanas
Profªs: Cléia, Iris, Regina e Valdete

Objetivos didáticos:
 Observar características de algumas figuras simétricas percebendo semelhanças e diferenças entre elas.
 Observar a simetria como um dos critérios de classificação das figuras;
 Identificar o/os eixo(s) de simetria em figuras.
Conteúdo
 Identificação de simetria e eixos de simetria em figuras

Atividades
1- Levantamento de conhecimentos prévios
O)D: O professor dobra uma folha de sulfite ao meio e desenha na frente dos alunos metade do coração, utilizando o eixo de simetria como referência para que quando cortar e abrir aparecer a figura de um coração completo. Antes de cortar perguntar aos alunos (não esquecer de anotar as respostas dos alunos):
 O vcs acham que eu desenhei? – prof. Corta e questiona
 Como aconteceu isto?
 Esse traço (mostrar o vinco) pode ser em qualquer lugar? –ou- alguém sabe o nome deste vinco? (se os alunos não verbalizarem o nome simetria, o professor deverá informar neste momento e informar que o coração é uma figura simétrica.)
 Que outras figuras vcs conhecem que são simétricas? (anotar na lousa ou em outro local as hipóteses dos alunos, para fazer a conferencia em outro momento- não esquecer de anotar o nome do aluno que falou).
 Entregar uma folha para cada aluno para que façam o coração e marquem o eixo de simetria.
2 – Marcar as figuras que são simétricas
O.D: Atividade xerocada, em dupla, a partir da observação de algumas figuras, pedir aos alunos que assinalem apenas as figuras simétricas. Dar um tempo para que todos possam concluir a atividade. Em seguida fazer a socialização das respostas encontradas. Se alguma dupla tiver dúvida, pedir que outra explique como chegaram a conclusão, confrontando as hipóteses (utilizar estratégias variadas, para que os alunos percebam o eixo de simetria em caso de dúvida).




3 – Observação e análise de uma figura
O.D: Atividade xerocada, em dupla, a partir da observação das figuras (abóbora – hexágono - flores,) pedir aos alunos que observem e respondam as questões propostas na atividade. Dar um tempo para que as duplas concluam e em seguida socializar as respostas e conclusões.
4 – assinalar as figuras que têm mais de um eixo de simetria:
O.D: Atividades xerocada, em dupla, a partir da observação, pedir que os alunos assinalem as figuras que têm mais de um eixo de simetria. Depois pedir que com o auxílio de uma régua desenhem todos os eixos de simetria das figuras ( hexágono, triângulo, estrela, quadrilátero, estrela, seta e círculo). Dar um tempo para as duplas realizarem a tarefa. Em seguida socializar o resultado obtido.
5 – Previsão do eixo de simetria
O.D: Atividade xerocada, em dupla, a partir da observação de algumas figuras, pedir que os alunos:
 observem as figuras e em seguida anotem (previsão), do eixo de simetria em cima da figura.
 Depois pedir que marquem com a régua o(s) eixos de simetria encontrado.
 Oferecer uma tabela para que completem o número de lados e número de eixos de simetria da figura.
 Pedir para que pintem de azul, as linhas da tabela em que o polígono apresenta o número de lados igual ao número de eixos de simetria.
 Pedir aos alunos que com papel de seda, copiem, do quadro inicial, os polígonos que assinalaram na tabela nas linhas coloridas. Oferecer um quadro xerocado e pedir que tracem seus eixos de simetria.
 Solicitar que respondam a questão: “O que esses polígonos têm em comum?
 Socializar as respostas encontradas.
6 – Desenhar o polígono pedido
O.D: Atividade xerocada, oferecer aos alunos uma folha com dois quadrados grandes cada um com uma solicitação abaixo (Polígono que não tem eixo de simetria - Polígono que tem mais de eixo de simetria)
 Pedir que os alunos comparem seus desenhos com o dos colegas. Perguntar se há diferenças entre eles e se houver quais são.
 Socializar as situações interessantes.
7 – Atividade:
O.D: Atividade xerocada: oferecer uma folha com algumas figuras como: borboleta, folha de árvore e reprodução de obras de artes (simétricas), pedir que respondam as questões:
- por que podemos afirmar que estas figuras são simétricas?
- explique com suas palavras o que você entendeu por simetria.


8 – Avaliação:
A avaliação deverá ser diagnóstica, processual e continua, ou seja, realizada ao longo de todas as aulas, observando se durante a realização das atividades eles souberam identificar os eixos de simetria nas figuras. Será avaliado também o trabalho dos alunos, verificando o capricho, limpeza e o interesse pela atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário