SEQUÊNCIA: “SIMETRIA”
Eixo: Matemática
Bloco: Espaço e Forma
Duração: 2 semanas
Profªs: Cléia, Iris, Regina e Valdete
Objetivos didáticos:
Observar características de algumas figuras simétricas percebendo semelhanças e diferenças entre elas.
Observar a simetria como um dos critérios de classificação das figuras;
Identificar o/os eixo(s) de simetria em figuras.
Conteúdo
Identificação de simetria e eixos de simetria em figuras
Atividades
1- Levantamento de conhecimentos prévios
O)D: O professor dobra uma folha de sulfite ao meio e desenha na frente dos alunos metade do coração, utilizando o eixo de simetria como referência para que quando cortar e abrir aparecer a figura de um coração completo. Antes de cortar perguntar aos alunos (não esquecer de anotar as respostas dos alunos):
O vcs acham que eu desenhei? – prof. Corta e questiona
Como aconteceu isto?
Esse traço (mostrar o vinco) pode ser em qualquer lugar? –ou- alguém sabe o nome deste vinco? (se os alunos não verbalizarem o nome simetria, o professor deverá informar neste momento e informar que o coração é uma figura simétrica.)
Que outras figuras vcs conhecem que são simétricas? (anotar na lousa ou em outro local as hipóteses dos alunos, para fazer a conferencia em outro momento- não esquecer de anotar o nome do aluno que falou).
Entregar uma folha para cada aluno para que façam o coração e marquem o eixo de simetria.
2 – Marcar as figuras que são simétricas
O.D: Atividade xerocada, em dupla, a partir da observação de algumas figuras, pedir aos alunos que assinalem apenas as figuras simétricas. Dar um tempo para que todos possam concluir a atividade. Em seguida fazer a socialização das respostas encontradas. Se alguma dupla tiver dúvida, pedir que outra explique como chegaram a conclusão, confrontando as hipóteses (utilizar estratégias variadas, para que os alunos percebam o eixo de simetria em caso de dúvida).
3 – Observação e análise de uma figura
O.D: Atividade xerocada, em dupla, a partir da observação das figuras (abóbora – hexágono - flores,) pedir aos alunos que observem e respondam as questões propostas na atividade. Dar um tempo para que as duplas concluam e em seguida socializar as respostas e conclusões.
4 – assinalar as figuras que têm mais de um eixo de simetria:
O.D: Atividades xerocada, em dupla, a partir da observação, pedir que os alunos assinalem as figuras que têm mais de um eixo de simetria. Depois pedir que com o auxílio de uma régua desenhem todos os eixos de simetria das figuras ( hexágono, triângulo, estrela, quadrilátero, estrela, seta e círculo). Dar um tempo para as duplas realizarem a tarefa. Em seguida socializar o resultado obtido.
5 – Previsão do eixo de simetria
O.D: Atividade xerocada, em dupla, a partir da observação de algumas figuras, pedir que os alunos:
observem as figuras e em seguida anotem (previsão), do eixo de simetria em cima da figura.
Depois pedir que marquem com a régua o(s) eixos de simetria encontrado.
Oferecer uma tabela para que completem o número de lados e número de eixos de simetria da figura.
Pedir para que pintem de azul, as linhas da tabela em que o polígono apresenta o número de lados igual ao número de eixos de simetria.
Pedir aos alunos que com papel de seda, copiem, do quadro inicial, os polígonos que assinalaram na tabela nas linhas coloridas. Oferecer um quadro xerocado e pedir que tracem seus eixos de simetria.
Solicitar que respondam a questão: “O que esses polígonos têm em comum?
Socializar as respostas encontradas.
6 – Desenhar o polígono pedido
O.D: Atividade xerocada, oferecer aos alunos uma folha com dois quadrados grandes cada um com uma solicitação abaixo (Polígono que não tem eixo de simetria - Polígono que tem mais de eixo de simetria)
Pedir que os alunos comparem seus desenhos com o dos colegas. Perguntar se há diferenças entre eles e se houver quais são.
Socializar as situações interessantes.
7 – Atividade:
O.D: Atividade xerocada: oferecer uma folha com algumas figuras como: borboleta, folha de árvore e reprodução de obras de artes (simétricas), pedir que respondam as questões:
- por que podemos afirmar que estas figuras são simétricas?
- explique com suas palavras o que você entendeu por simetria.
8 – Avaliação:
A avaliação deverá ser diagnóstica, processual e continua, ou seja, realizada ao longo de todas as aulas, observando se durante a realização das atividades eles souberam identificar os eixos de simetria nas figuras. Será avaliado também o trabalho dos alunos, verificando o capricho, limpeza e o interesse pela atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário